Aprofundando a prática de meditação

Segundo T.K.V. Desikachar, meditar é dar à mente sua melhor forma.

Meditando regularmente saímos do constante conflito entre agitação e inércia, e nos acolhemos no equilíbrio e clareza, vinculando-nos a níveis mais sutis presentes na vida cotidiana. Somos então capazes de perceber que esse equilíbrio e clareza estão presentes em todo lugar, em todas as formas, reduzindo a carga de pressão e stress a que estamos expostos diariamente.

Mantendo a prática constante de meditação, esses momentos vão se transformando ao longo do tempo em momentos preciosos da vida, que vão se incorporando completamente às nossas atividades diárias.

 

A aula será conduzida da seguinte maneira:

– os praticantes podem chegar entre 18:00h e 18:15h

-recomenda-se que escolham seu lugar na sala e já iniciem com tranquilidade um movimento de introspecção, seja aguardando em silêncio, seja executando alguns asanas de sua prática pessoal, caso a possua.

-18:15h a porta será fechada (se alguém se atrasar, por favor entrar silenciosamente)

-iniciaremos com alguns poucos movimentos de asanas que induzam à calma e reflexão interna

-em seguida teremos uma prática de Pranayama

-então, ao longo do tempo, serão instruídas e aprofundadas diversas ferramentas de concentração e meditação, sempre fundamentadas no Yoga Sutra de Patanjali e outras escrituras e textos da Tradição de Krishnamacharya

– depois de encerrada a prática formalmente, os momentos finais da aula serão dedicados a comentários e estudo formal de sutras ou textos relacionados à prática que foi dada.

A meta é estabelecer uma conexão saudável com os espaços de contemplação e compreensão internos, de maneira que essa compreensão e realização seja cada vez mais constante e duradoura, não como um relâmpago, mas como uma irradiação firme e contínua.

Isso se estende a uma vida mais produtiva, com relacionamentos mais saudáveis e dignos. E quando somos assolados pelas intempéries e desafios, temos clareza, força e coragem para lidar com as situações da melhor maneira possível.

Cada prática sincera de meditação fica sutilmente gravada nos níveis mais profundos da mente, purificando-a e protegendo-a dos ataques sistemáticos de nossas antigas reações condicionadas e condicionantes.

QUALQUER PESSOA É BEM VINDA E PODE PRATICAR

Terças e quintas, das 18h15 às 19h15, no Gandiva Yoga Juvevê

 

Inês Lombardi
Iniciou-se em Hatha e Raja Yoga com Yogaksrishnanda, em São Paulo na década de 70. Fez a Formação em Hatha Yoga pela Aypar.Formação em Ashtanga Vinyasa Yoga com Mauricio Wollf, Karin Heuser e Caroline Aguiar. Aprimorou-se ao longo do tempo em muitos cursos, com diversos professores.Participou da Jornada de Yoga na Tradição de Krishnamacharya (2002,03 e 04) com Kausthub Desikachar, neto de Shri Krishnamacharya. A partir daí, criou o Gandiva Yoga Ashram em Curitiba, para divulgar os ensinamentos dessa linhagem sólida e autêntica, estudos de música indiana e mantras, e estudos de Advaita Vedanta. Em 2005, mudou para Minas Gerais criando o Gandiva nas montanhas, com a mesma proposta, passando posteriormente (2008) o Ashram de Curitiba para Mahamuni Das (Marcos Elias), que o dirige até hoje. Voltou para Curitiba em 2010. Estuda com Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti, no Curso de Formação em Yoga na Tradição de Krishnamacharya, em Curitiba. Aluna de Vedanta de Glória Arieira. Cursou também música e formou-se em Pedagogia Antroposófica. Desenvolve um trabalho de Yoga e Terapia Artística voltada para pessoas com necessidades especiais, pais e educadores em geral.

2018-02-14T12:53:28+00:00 14 de março de 2016|Categories: Aulas Regulares, Eventos, Meditação, Tradição de Krishnamacharya|0 Comments

Leave A Comment