AULAS DE DESENHOS TERAPÊUTICOS DE FORMAS ARQUETÍPICAS

Uma Aventura!

Antes de tudo, um aviso meio estranho:

NÃO É NECESSÁRIO SABER DESENHAR, OU TER NOÇÕES DE.

NÃO É NECESSÁRIO  SEQUER QUERER DESENHAR !

O Desenho de Formas se perde na noite dos tempos. É  terapia, é arte, é um meio saudável e artístico de prover nossas substâncias com vivacidade e encantamento, modificando impressões vincadas pela rotina, aonde vamos perdendo o olhar percebedor da beleza real presente em todas as formas da criação.

Tem um espectro de atuação muito diversificado, com a forte característica de suprir e lapidar as necessidades de nossa dimensão cognitiva e emocional, ao mesmo tempo que propicia a aquisição de habilidades artísticas, e um novo olhar sobre as formas e projeções espaciais.

-Trabalhamos percepções sensoriais e imaginação, assim como movimento, cor, sentido estético e de equilíbrio e ordem.

-Desenvolve o pensamento abstrato, a concentração e um olhar criativo e meditativo sobre o mundo ao redor.

– desenvolve/mantém a coordenação motora. Melhora a qualidade da escrita cursiva.

E muito mais. O processo é vitalizante e curativo.

O trabalho é fundamentado na Antroposofia, e com esse instrumental vamos acompanhar a trajetória do homem na Terra, desde a mais remota antiguidade, reproduzindo e recriando manifestações arquetípicas, com as quais passaremos a conviver, compreender e respirar.

Embora haja ao longo das aulas um fio condutor, tecendo o caminho passo a passo, não é um curso com começo, meio e fim.

As aulas vão se desdobrando, acompanhando as épocas culturais que deixaram seus ornamentos e formas arquetípicas como testemunho de sua passagem pela Terra. Essa (re)vivência desperta nossa memória celular e habilidades inesperadas.

A proposta é ser capaz de perceber que estamos SIM rodeados da Presença Divina manifesta nas Formas que fazem parte do nosso ambiente( natureza, objetos, seres…) e que SIM, somos plenamente capazes de manifestá-las no papel, na argila, e outros meios, com arte e beleza.

Johannes KEPLER, em seu tratado “Harmonicus Mundi”, escreve:

“E no começo Deus, numa indisputável decisão, escolheu a reta e a curva, com as quais imprimiu no mundo a Divindade do Criador. Assim, Deus tem conseguido um Mundo físico, onde a natureza está contida dentro da polaridade de linhas retas e curvas.”

Toda aula terá uma parte explicativa. Ao longo das aulas, faremos trocas das experiências, vivências corporais, desenhos coletivos e relaxamento.

Qualquer pessoa de qualquer idade pode participar, inclusive crianças com mais de sete anos.

 

Informações:

Data: toda segunda feira, às 10h30
Local: Gandiva Yoga Ashram – Mercês
Maiores informações: gandivayoga2009@hotmail.com e(41) 8889.7215

 

Inês Lombardi iniciou-se em Hatha e Raja Yoga com Yogaksrishnanda, em São Paulo na década de 70. Fez a Formação em Hatha Yoga pela Aypar.Formação em Ashtanga Vinyasa Yoga com Mauricio Wollf, Karin Heuser e Caroline Aguiar. Aprimorou-se ao longo do tempo em muitos cursos, com diversos professores.Participou da Jornada de Yoga na Tradição de Krishnamacharya (2002,03 e 04) com Kausthub Desikachar, neto de Shri Krishnamacharya. A partir daí, criou o Gandiva Yoga Ashram em Curitiba, para divulgar os ensinamentos dessa linhagem sólida e autêntica, estudos de música indiana e mantras, e estudos de Advaita Vedanta. Em 2005, mudou para Minas Gerais criando o Gandiva nas montanhas, com a mesma proposta, passando posteriormente (2008) o Ashram de Curitiba para Mahamuni Das (Marcos Elias), que o dirige até hoje. Voltou para Curitiba em 2010. Estuda com Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti, no Curso de Formação em Yoga na Tradição de Krishnamacharya, em Curitiba. Aluna de Vedanta de Glória Arieira. Cursou também música e formou-se em Pedagogia Antroposófica. Desenvolve um trabalho de Yoga e Terapia Artística voltada para pessoas com necessidades especiais, pais e educadores em geral.

2016-04-01T19:19:31+00:00 14 de março de 2016|Categories: Aulas Regulares, Eventos, Geral|0 Comments

Leave A Comment