Consciência Corporal pelo Movimento

gandiva-brush-1

“O Movimento do meu corpo é o meu pensamento corporificado e se desenvolve através da consciência dos movimentos que meu corpo tem e da capacidade de fazer – ser.”

Antonio Damásio – Neuro Cientista

Com apoio de imagens anatomo-fisiológicas, é um trabalho essencialmente prático, integrando metodologias e técnicas corporais com foco na educação somática.

Movimentos na bola, com bolinhas, com fita, no chão e parede.

Objetivos:

  • “Re-conhecimento” corporal: auto regulação postural e respiratória;
  • Alongamento: maior flexibilidade;
  • Tonificação: aumento da força muscular;
  • Observação introspectiva: exploração dos movimentos através da
  • autopercepção;
  • Sensibilização dos cinco sentidos fundamentais: visão, audição, tato, olfato, paladar.
movimento
Silvia Patzsch (2)

Silvia Patzsch é atriz, Dançarina, Figurinista, Preparadora e Terapeuta corporal, Produtora, Encenadora e Performer.

Formada em Artes Cénicas na PUC/PR 1989.

Dança Contemporânea na Cia Tempo de Dança com direção de Rocio Infante 1997. Recebeu por 18 anos Terapia Corporal do Pedagogo Drº Lauro Godoy até 2006, seu grande mestre de quem recebeu apoio e incentivo na integração das artes, educação e terapias para a criação de saúde, hoje conhecida como educação somática.

Trabalhou em TV (Record e Globo), publicidade, cinema, teatro, dança e dança-teatro. Sempre envolvida de maneira multidisciplinar nas artes de espetáculos e terapia do ser.

Em Portugal viveu de 2001 a 2010. Fez formação em Saber Médico Básico, aprofundando seu estudo e pesquisa sobre “Consciência Corporal” no desenvolvimento do ser humano. Abriu o espaço Holístico “Aline” em sociedade com Maria do Rosário Quitério. Deu formação de Consciência Corporal na escola de Biossinteses Portugal, para terapeutas de diversas áreas, no CFB – Centro de Formação para Bailarinos, assim como aulas e workshops para todas as idades no segmento de Arte Educação e Saúde. Desenvolveu o projeto “Brincarte:é brincando que se aprende” para a Fundação da Criança de Portugal, levando para Cabo Verde e Angola. Começou um Grupo de Estudo com base no Livro de Christiane Northrup “Corpo de Mulher Sabedoria de Mulher”, que continua desenvolvendo no regresso ao Brasil, chamado “Az Encontradas” que busca partilhar informação pertinente na construção consciente da saúde feminina na sociedade ocidental. Já no Rio de Janeiro deu aulas no CETA- Centro de Estudo da Técnica de Alexander, na Faculdade Angel Viana. Em Curitiba participa do UM – Grupo de pesquisa em dança da FAP. Continua em formação contínua, participando de workshops, vivências, aulas de dança, fitoterapia, nutrição, física quântica, educação somática, é praticante de Jin Shin Jyutsu. Atualmente dá aulas de Consciência Corporal pelo Movimento, em grupo e individuais, integrando as experiências e aprendizagens do seu percurso pessoal e profissional com foco na promoção da saúde e satisfação em Viver.

Precisa de mais informações? Fale diretamente com a Silvia (41) 9811 9098