Constelação Sistêmica Familiar e Profissional

gandiva-brush-1

Bert Hellinger associou à abordagem sistêmico-fenomenológica da psicoterapia com a utilização de campos morfogenéticos, descritos por Rupert Sheldrake (memória coletiva a qual recorre cada membro de um sistema ou grupo e para a qual cada um deles contribui), criando então o método chamado de Constelação Familiar Sistêmica.

Hellinger, após suas experiências com tribos de Zulus, na África do Sul, identificou três princípios básicos que regem os sistemas ou grupos e que, quando não respeitados, causam um desequilíbrio que poderá afetar membros de várias gerações, criando destinos difíceis, ao que chamou de emaranhados. Os princípios são: a ordem ou hierarquia, o pertencimento ou vínculo e o equilíbrio entre o dar e o tomar.

Logo, se algo grave aconteceu com um membro de uma família, existe ao longo de gerações a necessidade de reparação. Esta é a consciência grupal, chamada por Bert Hellinger de consciência arcaica, pois será por meio do sofrimento e da dor que irá mostrar que algo está desequilibrado. Porém, em seus últimos trabalhos Bert Hellinger mostra que há ainda outro nível de consciência, que ele chama de consciência espiritual, a qual, através do amor, mostra o caminho e dá força para se restaurar a ordem, devolver o lugar dos excluídos e recuperar o equilíbrio entre o dar e o tomar. Assim, os membros atuais e também aqueles que ainda não chegaram, ficarão livres de destinos negativos.

Constelação Familiar em Grupo

gandiva-yoga-constelacao-sistemica

Um pequeno grupo de pessoas é reunido, sem a menor necessidade de quaisquer conhecimentos prévios sobre a técnica das constelações. Algumas pessoas terão temas específicos para trabalhar (que são suas queixas, aquilo que incomoda, que bloqueia e faz sofrer) e os demais irão assistir e representar. A constelação é realizada no movimento do espírito, acompanhando o que o campo mostra, <span class=”il”>com</span> mínimo possível de interferência da consteladora.

Encontros do grupo toda quarta-feira às 19h.

Constelação no atendimento individual

As sessões individuais de constelação familiar são adequadas para familiarizar o cliente com o método do pensamento sistêmico. Durante o processo, ocorre uma sinergia muito grande entre terapeuta e cliente, e o processo e qualidade das imagens internas do cliente podem ser atentamente acompanhados pelo terapeuta através da observação corporal, da expressão dos sentimentos secundários e das explicações no decorrer da constelação.

A busca interior pela harmonização da situação – a imagem da solução, que acontece com o cliente é acompanhada cuidadosamente, e quando existe a ressonância entre a imagem de solução e o sistema envolvido, ambos – cliente e terapeuta – sentem uma concordância imediata.

Assim ocorrem as soluções sistêmicas, que levam a mudanças graduais e progressivas nas situações reais. O efeito imediato é o alívio que a vivência da imagem de solução provoca no cliente, tirando o “peso do problema” que amarrava qualquer atitude positiva e possibilitando o foco nas possíveis soluções.

O atendimento individual é realizado nas terças e quintas com agendamento prévio e a sessão dura de 1 a 1,5 horas.

Constelação com cavalos

Este é um trabalho de constelação familiar no qual os cavalos são os representantes, assumindo papéis e mostrando algo a quem busca a cura para seus conflitos. A abordagem tem uma natureza experiencial, através da qual os clientes aprendem acerca de si mesmos e de outros membros de sua família observando o movimento dos cavalos, podendo identificar sentimentos, comportamentos e padrões e então olhar para a origem destes sintomas, o que proporciona a liberação destes nós.

Aqueles que mantêm um relacionamento próximo com cavalos reconhecem a sua enorme capacidade de influência. O desenvolvimento de relações, treino, instrução e cuidado pelo cavalo afetam positivamente as pessoas envolvidas, por isso o uso de cavalos para fins terapêuticos tem crescido e ganho popularidade com o surgimento de novas abordagens, como a equoterapia, o método Eagala e, agora, com as Constelações com Cavalos.

Este trabalho pode ser realizado individualmente, sendo necessário reserva antecipada de agenda, pois leva de 2 a 3 horas na chácara Rancho do Cavalos, em Quatro Barras. Também são oferecidos grupos de vivências e constelações e workshops.

Para saber as datas dos eventos, consulte www.espacoluzdoser.com.br 

gandiva-yoga-claudia-vaz

Claudia Vassão –  Consteladora familiar pelo Instituto de Filosofia Prática Spelter com Peter e Tsuyuko Spelter e pela Hellinger Schule com Bert e Sophie Hellinger. Fez como especialização os cursos Constelação de Estrutura com a alemã Guni Baxa e Movimento Interrompido com Ursula Franke-Bryson e Thomas Bryson. Em 2010 cursou Biopsicologia com Susan Andrews no Instituto Visão Futuro. Administradora, mestre em Organizações e Sustentabilidade, atua também em projetos sócio-ambientais.  Cursou Coaching Sistêmico assistido por Equinos com o holandês Ruud Knaapen e atua com constelações comcavalos desde 2011. Coordenadora e facilitadora da Formação em Constelações Sistêmicas no Monte Crista Espaço de Vivências (Garuva/SC) e em Florianópolis. Promove os seminários de Joan Garriga no Brasil. Atualmente está em formação no método de cura de traumas através do corpo, SE – Experiência Somática, tendo concluído a primeira etapa da formação e curso com seu criador Peter Levine.

Agendamento diretamente com a Claudia
atendimento@espacoluzdoser.com.br
41 3308-8882 Vivo 9107-2670 Tim 9732-0391