Dança Contato Improvisação

gandiva-brush-1

É um diálogo corporal de duas ou mais pessoas por meio de vocabulário sensorial composto de toque, peso e apoios.

É a aceitação do outro e de si na construção de uma dança única no presente – composta por impermanência, inércia, momentum, desequilíbrio e o inesperado.

Inclui a integração da energia (KI), buscando um nível elevado de percepção de movimentos, podendo ir do alto nível aeróbico à quietude física.

Os princípios que guiam as aulas são a consciência corporal, técnicas de relaxamento, fluxo de energia e expressão livre do movimento (peso, gravidade, condução, queda, rolamento etc.).

As primeiras investigações iniciaram nos EUA na década de 70, sendo associada ao movimento de contra-cultura, por ser uma dança igualitária e democrática.

Mediante a sua relevância artística-cultural, muitas universidades incluíram o contato improvisação na grade curricular como parte da disciplina prática e/ou conteúdo da história da dança.

Atualmente é uma prática global sem barreiras físicas e culturais, pois agrega consciência corporal e dança social.

Veja um vídeo no Youtube e saiba mais.

Dicas sobre as aulas

SOBRE O VESTUÁRIO: Evite roupas com tecidos sintéticos que escorreguem demasiadamente. Muitos adereços podem ocasionar acidentes: fivelas, botões, bolsos, acessórios de metais, brincos grandes etc.

ABORDAGENS: Nossas aulas regulares de contato improvisação podem transitar entre vários saberes corporais como dança contemporânea, aikidô, yoga, métodos de Educação Somática etc.

SOBRE SEQUÊNCIAS ou EXERCÍCIOS TÉCNICOS: Mais do que executar as sequências ou os exercícios técnicos, o importante é compreender que eles possuem princípios e mecanismos de acionamento do movimento que podem ser úteis em OUTRAS situações.

A TURMA É HETEROGÊNEA e por isso a aula poderá conter exercícios com graus de dificuldades variadas. Não se sinta frustado por não conseguir acompanhar todos os exercícios. Todos possuem seus desafios diários, é importante exercitar a generosidade consigo e com outros.

LIBERDADE DE ESCOLHA: É importante saber que você pode dizer NÃO a qualquer proposta de exercício físico que não se sinta à vontade ou em condições de fazer. Você pode comunicar ao grupo e aos facilitadores que prefere somente observar.

QUANDO CHEGAR ATRASADO/A: Observe o ambiente criado pelo grupo e espere o momento oportuno para entrar na proposta.

NÃO HAVERÁ AULAS nos feriados locais e nacionais.

IMG_4321 Cartaz fundo 2

Com Marina Scandolara
41 9673-1545 (tim)
marina.scandolara@gmail.com