Nosso Método – O Yoga de Krishnamacharya

História

Nascido na Índia, Tirumalai Krishnamacharya (1888-1989) é considerado o avô do Yoga da nossa geração. Seus ensinamentos se tornaram muito populares através de alguns de seus alunos, especialmente Indra Devi, TKV Desikachar, BKS Iyengar e Pattabhi Jois.
Yogue, terapeuta, erudito nos Vedas, expert nas diferentes escolas de pensamento indianas (yoga, samkhya, mimamsa, vedanta, vaisheshika, nyaya), autor, T. Krishnamacharya é, em outras palavras, uma lenda. Seu conhecimento de Yoga era tão extenso que ele ensinava cada indivíduo de maneira diferente. Assim, cada um de seus alunos via nele um professor diferente. Recusando-se a padronizar a prática e a metodologia de ensino, ele criou uma compreensão de Yoga relevante para um largo espectro de alunos. O seu foco estava na adaptação e aplicação da antiga disciplina do yoga aos estilos de vida contemporâneos, enriquecendo assim a saúde, longevidade e a qualidade de vida de cada praticante.

Em 1928, quando Tirumalai Krishnamacharya deixou os Himalaias depois de um longo aprendizado de oito anos com seu professor, Yoga era uma prática quase extinta, praticada por um pequeno número de ascetas que viviam à margem da sociedade. Mas essa situação estava prestes a mudar. Pelos sessenta e um anos que se seguiram, Krishnamacharya compartilhou seu conhecimento de Yoga como disciplina holística de cura e transformação com milhares de pessoas em seu próprio país e com muitas outras que vieram da América do Norte e da Europa. Ele começou uma revolução silenciosa, que revitalizou o Yoga na época atual e produziu alguns dos mais influentes mestres de Yoga da atualidade.
Alguns de seus alunos estudaram com o mestre durante décadas, tal é o caso de seu filho TKV Desikachar. Tendo acompanhado diretamente o trabalho de seu pai durante pelo menos 30 anos, Desikachar pôde absorver o espírito essencial de seus ensinamentos: a compreensão de que o Yoga deve ser adaptado à natureza e condições de cada aluno. Foi com esta intenção que ele fundou, em 1976, o Krishnamacharya Yoga Mandiram, centro com sede em Chennai-Índia, dedicado ao ensino do yoga, à formação de professores nesta abordagem, e ao atendimento de pessoas que buscam na prática do yoga a recuperação de sua saúde.

krishnamacharya2

Devido ao método de atendimento e ensino personalizado, o Krishnamacharya Yoga Mandiram se tornou um dos grandes centros de yogaterapia no mundo, seguindo a tradição do próprio mestre Krishnamacharya, o qual era ele mesmo um grande curador. Com a finalidade de expandir este trabalho, foi desenvolvida a partir do Mandiram uma sociedade internacional de professores, a Krishnamacharya Healing and Yoga Foundation.
No decorrer da década de 2000, os professores Jorge Knak e Maria Nazaré Cavalcanti (Porto Alegre-RS) dedicaram-se intensamente ao estudo do yoga de Krishnamacharya. Após dezenas de viajens à Índia para estudo direto com a família do mestre, receberam da fundação o título de professores formadores, sendo os únicos professores no Brasil autorizados a ministrar o treinamento de professores nesta linhagem.

jorge-e-nazaré-yoga-gandivaA partir do ano de 2007, o Gandiva Yoga Ashram, em parceria com outros centros de Curitiba, inicia um programa de cursos com os professores Jorge Knak e Nazaré Cavalcanti, os quais caminharam para a concretização de dois grandes cursos de formação neste método no Brasil, realizados em Curitiba-PR.

Desde então, todos os professores de nosso centro têm se dedicado à formação e especialização contínua nesta abordagem. Isto envolve cursos, treinamentos, e principalmente a orientação e supervisão individualizada de nossas práticas por parte de nossos professores.

 

 

Nosso método de ensino propõe, essencialmente:

– A elaboração de práticas de yoga adequadas à natureza, condições e necessidades particulares de nossos alunos. O que pressupõe a individualização do ensino.

– O compromisso com a segurança das práticas e com promoção da saúde em todos os níveis.

– A compreensão de que o yoga não é um conjunto de técnicas, mas o uso inteligente e adequado destas técnicas para ajudar nossos alunos a se desenvolverem como seres-humanos, a nível físico, psicológico, social e espiritual.

– A transmissão dos ensinamentos psicológicos e espirituais do yoga, de forma a não envolver crenças, religiões ou dogmas, mas compreensões práticas e realistas acerca da vida, que podem ser utilizadas por qualquer pessoa para um estilo de vida mais sábio e pleno.

Para mais informações, acesse os Links associados:

www.anjali.com.br

www.kym.org

www.svastha.net

www.vhfyogacare.in

Leia o livro “O coração do yoga” (inglês The Heart of Yoga) de T.K.V. Desikachar

2018-02-14T12:53:28+00:00 18 de fevereiro de 2015|Categories: Geral|Tags: , , , , , , |0 Comments

Leave A Comment