O Gandiva

Saiba mais sobre nossa história.
gandiva-brush-1

A escola foi fundada em 2003 pela professora Inês Lombardi, localizado nas belas instalações da Rua Alberto Folloni n° 963, na época um lindo terreno de 2.000 m² contando com mais de 50 árvores plantadas, um verdadeiro pulmão verde no coração do Centro Cívico de Curitiba.
Desde sua fundação, o Gandiva sempre esteve comprometido com o ensino do yoga em seu aspecto prático, filosófico e cultural. Logo a escola se tornou um pólo para a promoção de estudos aprofundados das escrituras do yoga, do sânscrito e das práticas legadas por grandes mestres como Krishnamacharya, T.K.V Desikachar e Patabhi Jois. Também iniciou um trabalho pioneiro de estudos do Advaita Vedanta, com a presença da professora Glória Arieira, e do Vedanta Vaishnava com a participação de vários outros mestres, como Loka Sakshi e Purushatraya Swami.
Paralelamente, a escola também se destacou na promoção de eventos artísticos que traziam o tema do yoga para o contexto da música, dança e teatro, tendo recebido ilustres artistas brasileiros e indianos, dentre os quais destacamos a abençoada presença do flautista G. S Sachdev e do cantor Padit Mukesh Desai, grandes mestres da música hindustani.

A partir do ano de 2006, após a mudança da professora Inês para as terras mineiras, a escola passou a ser administrada pelo professor Marcos Elias, também conhecido como Mahamuni das. Além destes dois professores protagonistas, contávamos com uma equipe de outros grandes professores que até hoje se destacam no cenário do ensino de yoga em Curitiba e em outras cidades, tais como: Goura Nataraj, Mirko da Costa, Lui Fernandes, Junoeli Reis, Fábio Dipp, Luciano Giorgio, Ricardo Prates, Andressa Novaki, Brahmarshi das e Simone Fillipeto. Quase todos estão, até hoje, ainda integrados às nossas atividades, contribuindo com seus talentos em sala de aula ou para além dela.
As atividades da escola se desenvolveram abençoadamente em sua sede original até o início do ano de 2010, quando em decorrência da especulação imobiliária, o lindo bosque teve de ser restituído à sua proprietária locadora, que o vendeu para transformá-lo, a exemplo de muitos outros terrenos, num grande conjunto habitacional.
Nesta época fomos acolhidos por nossos amigos Goura Nataraj e Mayra Côrrea, que cederam seus estúdios (na época o Govardhana Yogashala e a Casa May, respectivamente) para uma parceria, nos permitindo continuar nossas atividades nestes locais, ambos situados no Alto da Glória/Juvevê. Neste período o professor Marcos Elias engaja-se no projeto de iniciar a construção de uma sede própria para a escola, em um terreno adquirido no bairro das Mercês.

A partir do início de 2011 nossa amiga e sócia Mayra, do Casa May, decidiu mudar de atividade e nos ofereceu o seu espaço para que o Gandiva voltasse a ter ali a sua sede. Foi assim que reinauguramos o então chamado Gandiva Juvevê, com a promessa de um Gandiva Mercês há surgir nos anos vindouros. Neste período, Natália Chede, também professora de yoga e nutricionista se uniu a nós como sócia e co-diretora da escola. A Inês retornou de sua “peregrinação” e também voltou a trabalhar conosco. Um dos nossos mais estimados alunos, Rafael Buratto, também se tornou professor e logo após, sócio e co-diretor da escola também.
Desde então, o Gandiva vem consolidando o seu método de ensino, com todo o seu grupo “apadrinhado” pelos professores Jorge Knak e Nazaré Cavalcanti, principais representantes dos ensinamentos dos mestres Krishnamacharya e T.K.V Desikachar no Brasil, aos quais a escola sempre buscou honrar desde a sua criação. Felizmente, pudemos concretizar a realização de vários seminários, workshops e duas turmas com formação contínua neste método, nos últimos seis anos. Este grupo se tornou parte central de nossa grande família.

o-gandiva-04
o-gandiva-03

No ano de 2014, passados 11 anos de sua fundação, o professor Marcos Elias, acompanhado de sua esposa Alessandra Regina, também professora de yoga, finalizam a trabalhosa saga de construir uma sede própria para a escola, e inauguram então a sua segunda sede oficial, intitulada Gandiva Mercês. A partir de então, após anos de dedicação contínua, a escola consolida-se nestas duas sedes.

Durante todos estes anos, somos imensamente gratos a todos os professores, terapeutas, colaboradores, e principalmente a todos os alunos que de alguma maneira participaram de nossa feliz história. Que possamos de alguma forma ter contribuído positivamente em suas vidas, assim como vocês contribuíram muito com as nossas.