Psicologia Perinatal 2020-03-05T15:57:21+00:00

Atendimento psicológico e educacional especializado para a gestação, parto e pós-parto.

O processo da gravidez, parto e nascimento traz uma série de desafios e mudanças para a vida de uma mãe, pai e de uma família que espera pela chegada de uma criança.

Além das alterações físicas, as mudanças emocionais fazem parte da construção da maternidade e paternidade. Esse período tende a ser intenso e marcado por transformações de identidade, nas relações, por expectativas e idealizações que merecem cuidado a atenção.

A Psicoterapia voltada para essa fase da vida tem como finalidade trazer compreensão e consciência das mudanças ocorridas, a ressignificação de padrões emocionais, crenças e condicionamentos, facilitando os processos vivenciados pela mãe, pai e bebê .

A preparação emocional pode trazer mais leveza e facilidade para a experiência da maternidade e paternidade, prevenção do adoecimento psíquico, em especial a depressão pré e pós-parto.

É um espaço de escuta e acolhimento individual que permite nomear, dar significado e transformar sentimentos e anseios, para o fortalecimento do nascimento de um novo Ser. É a  oportunidade de se conectar com o melhor e possível, da sua maneira, singularidade e propósito.

As sessões psicoterapêuticas têm em média a duração de 60 minutos e contemplam conversas, exercícios corporais, respiratórios e meditativos.

É indicada para as situações:

  • Preparação para a maternidade e paternidade (do desejo às tentativas de engravidar).
  • Busca pelo autoconhecimento na construção da Maternidade e Paternidade.
  • Gestação e Parto (preparação para o nascimento, estados depressivos, medos e expectativas relacionadas ao parto e aos cuidados com o bebê).
  • Pós parto (adaptação à maternidade e paternidade, dificuldades nos cuidados com a criança, elaboração do processo de parto, perdas gestacionais, situações de UTI neo natal, retorno ao trabalho)

Doula – Suporte emocional e físico para o parto

O atendimento para o parto consiste no suporte emocional e físico oferecido à parturiente no nascimento através da presença contínua, medidas de conforto como técnicas de respiração, relaxamento e sugestão de posições que auxiliem no progresso do trabalho de parto e na diminuição de desconfortos.

Antes do parto a Doula oferece informação e preparação psico educacional para o nascimento, e após o parto, cuidados com a puérpera e apoio na adaptação com o nascimento do bebê.

Pré Natal Psicológico

O Pré Natal Psicológico é complementar ao pré-natal médico tradicional. Tem como finalidade auxiliar na preparação para a maternidade e paternidade com informação, vivências terapêuticas, espaço de acolhimento e interação entre famílias, escuta ativa, momentos de relaxamento e vínculo com o bebê.

Os encontros são em grupo aberto para mulheres grávidas (em qualquer idade gestacional), homens, acompanhantes, casais grávidos e família parceira.